Rossella


A história se passa na cidade de Gênova no final do século XIX, em um período de grandes mudanças. O personagem principal é uma bela jovem chamada Rossella Andrei. Ela vive junto com o pai Pietro, dono de uma indústria mecânica, e da irmã Paolina. A mãe, Olímpia, morreu em circunstâncias misteriosas quando ela era criança. Rebelde e romântica, ela conhece o jornalista Giuliano por quem se apaixona à primeira vista.
Mas o amor deles enfrenta à resistência da sociedade. Para viver a vida que deseja, a protagonista precisará mostrar coragem e persistência para lutar pelos sonhos.
A atriz Gabriela Pession interpreta a heroína nesta produção italiana, marcada pelo grande elenco, o esmero dos figurinos, a delicada fotografia e a reconstituição da época.
A minissérie conta com 24 capítulos, em exibição em TV Brasil

Episódio 01 – Fuga por amor e liberdade
Rossella se apaixona secretamente pelo ambicioso Giuliano Sallustio. O jornalista está enamorado pela jovem, mas por ser pobre é rejeitado pela família da amada. Rossella é admirada pelo herdeiro de uma família alemã. O industrial corteja a moça e a pede em casamento. Prontamente, Rossella recusa o pedido e revela seu amor por Giuliano para todos. Ao reivindicar a própria liberdade, rompe com o pai e com o papel de filha comportada. Ela decide então fugir com o homem que ama.

Episódio 02 – Rossella e a vida fora da mansão
Rossella inicia sua vida fora da mansão e do ambiente de riqueza, no qual foi criada, e casa-se com Giuliano, o jornalista pobre, que veio do Sul da Itália para fazer fortuna. Eles frequentam a mansão do Conde e da Condessa Valeri, que os ajuda no início da vida de casados, Giuliano recebe um convite para participar de uma expedição na África. Mas será que ele realmente é o homem que Rossella acredita que ele seja? Ou será que por trás de tanto amor, ou de sua ingenuidade, ele está escondendo sua verdadeira natureza?

Episódio 03 – Gravidez e separação de amigos
Rossella descobre que está grávida, mas esconde a notícia de Giuliano. Ela não quer que o marido desista de viagem à Africa, de onde espera voltar rico e famoso. Neste mesmo período, após desentendimentos e brigas, os amigos Riccardo e Sophie Valeri acabam por se separar. Diferentemente do pensamento da esposa, Riccardo está convencido de que o casamento deles terminou. Ele vai embora de Gênova e se muda para a França, com o objetivo de continuar as pesquisas científicas no campo médico.

Episódio 04 – As dores da miséria e da solidão
Abandonada e sem dinheiro, Rossella enfrenta à pobreza. Rossella está completamente sozinha. Para o pai, Pietro, ela não existe mais para a família e está renegada. Já a mãe que cria morta está viva. Mas a existência dela continua ignorada, pois Olímpia ainda não tem coragem de se apresentar à filha. Rossella continua a se iludir acreditando que o marido retornará em breve da África. Mas o tempo passa e as notícias de Giuliano se tornam cada vez mais raras. É durante esta longa espera que ela conhece, pela primeira vez na vida, como é viver uma vida marcada pelas agruras da miséria e da pobreza. Além dos problemas econômicos, Rossella terá que lidar com pessoas mesquinhas e cruéis. Ela precisará enfrentar duras provas para defender-se e, ao mesmo tempo, suportar a solidão e os enjoos da gestação pela filha que espera.

Episódio 05 – No retorno, as diferenças
Rossella não está mais sozinha. Agora, ela tem ao seu lado a mãe, a filha recém-nascida e Riccardo. É ele quem lhe transmite o interesse pela Medicina, a incentiva a estudar e pede sua ajuda para cuidar de um ambulatório para os pobres da cidade. Embora seu casamento com Riccardo tenha terminado, Sophie acompanha de perto a cumplicidade crescente entre o ex-marido e Rossella. Ela alimenta uma inveja cada vez maior sobre a relação dos dois. Rossella não para de se perguntar sobre seu relacionamento com Riccardo, e o verdadeiro sentimento que nutre por ele. Giuliano finalmente retorna, após ter concluido com o imperador Menelik um vantajoso contrato, em que fornecerá fuzis italianos ao imperador na África. Giuliano volta a Gênova bem diferente do jornalista desconhecido que havia partido em busca de fortuna. Contudo, Rossella também já não é mais a mesma mulher.

Episódio 06 – Em meio a rebeliões, Rossella volta à mansão dos pais
Explodem movimentos sociais por toda a Itália. Giuliano vai procurar o pai de Rossella, que este está à beira da falência, para propor um negócio. Giuliano convence Rossella e Olímpia a voltarem a viver na mansão dos Andrei e passa a tomar conta de tudo. No campo social começam os movimentos anarquistas, as greves e manifestações de trabalhadores. O ambulatório de Riccardo é fechado, pois ele ajuda feridos advindos destes grupos. Jacopo volta do exército e vai à procura de Lúcia, que misteriosamente desaparece. Giuliano se aproxima cada vez mais de Sophie.

Episódio 07 – Reconciliações e desavenças
Pietro Andrei se reaproxima da mulher, Olímpia, e sentindo-se inadequado à mudança dos tempos, deixa a direção da fábrica para Giuliano. Rossella tem cada vez mais dificuldade em compreender o cinismo de Giuliano, a sua obsessão pelo sucesso e pelo dinheiro. Quando lhe pede ajuda financeira para que o primo Jacopo possa resgatar sua noiva Lucia, recebe um sonoro não. Jacopo também pede ajuda financeira ao pai, Cesare Andrei, que não aceita seu relacionamento com a moça e a condena por roubo. O destino de Lucia não lhe proporcionou uma vida fácil. Rossella, desesperada, decide escrever a Riccardo que havia se mudado para França e do qual há tempos não tinha mais notícias. Rossella implora pela sua ajuda para tirar Lucia da cadeia, já que a moça encontra-se gravemente doente.

Episódio 08 – De volta de Paris
Após o chamado de Rossella, Riccardo volta de Paris e intervém para ajudar Lúcia a sair da prisão. Sua debilidade física acaba por vencê-la e Lucia não resiste, mesmo sendo resgatada. Riccardo aceita o convite para lecionar na Universidade de Gênova e volta a morar em sua antiga casa de campo com Sophie. Rossella inicia seus estudos de medicina, escondida do marido. A insatisfação dos operários é crescente e violentas manifestações ocorrem. Rossella não aprova os atos de opressão da polícia e procura ajudar os feridos. Para Giuliano é como uma gota d’agua no relacionamento entre os dois.

Episódio 09 – Fuga para as montanhas – Capítulo 9
Riccardo encontra Rossella em lágrimas e toda ensaguentada, após ter sido agredida violentamente por Giuliano. Ele a convence a abandonar o marido, a casa paterna e fugir com ele e a pequena Angélica. Giuliano, impulsionado pela fúria de ter sido abandonado, dununcia Riccardo e a esposa. De Gênova, partem batalhões de soldados em busca dos dois amantes, mas não encontram nenhuma pista. Giuliano vai até Sophie para pedir-lhe ajuda.
Sophie lembra-se de uma casa perdida nas montanhas, onde ela e Riccardo passaram momentos felizes juntos. Assim, a polícia consegue encontrar os fugitivos. Riccardo fica gravemente ferido, Angélica é devolvida ao pai e Rossella, detida em prisão, sendo submetida a um processo conduzido pelo próprio tio, Cesare. Rossella vive angustiada por Riccardo, que se encontra em perigo de vida e por sua filha, que foi proibida de vê-la. Césare procura por Olímpia para resgatar uma história mal concluída no passado, mas após ser prontamente rejeitado, decide, por vingança, endurecer o processo contra Rossella.

Episódio 10 – Nas barras do tribunal
Rossela é acusada de adultério pelo próprio tio. Giuliano e Walter tornam-se sócios no Correio de Gênova. Sophie ajuda Riccardo a se recuperar e concede a separação de seu casamento. O processo contra Rossella, pela sua fuga e adultério, é conduzido por seu próprio tio Cesare, que a acusa de maneira impiedosa. Olímpia ameaça Cesare e, logo depois, desaparece misteriosamente, sem deixar nenhuma notícia.

Episódio 11 – Vida no cárcere
Riccardo renuncia à ideia de fazer justiça com as próprias mãos e não mata Giuliano. Porém consegue rever Rossella, que está atrás das grades. Distantes, o casal consegue se ver apenas por binóculos. Esta é a única felicidade de Rossella, que não tem mais notícias da filha e nem imagina que sua irmã, Paolina, ao tomar conta de Angélica, desenvolve um relacionamento doentio pela sobrinha. Sentindo-se culpado pelo assassinato de Oímpia, Cesare ainda vive angustiado com presença desconsertante de Ruggero, seu serviçal e cúmplice. A Itália declara guerra a Menelik. Giuliano, aproveitando-se da situação, projeta a fabricação de novos fuzis e canhões. Para perturbar seu bem-estar, Sophie anuncia que está grávida dele.

Episódio 12 – Até Paris
Rossella vai à capital francesa atrás de Riccardo
Sophie tem seu filho em Paris com a ajuda de Riccardo, que assume a paternidade da criança. Rossella rompe com a condição imposta, de se afastar definitivamente de Riccado, por Giuliano e vai procurar o médico o na França. A Itália é derrotada na Batalha de Ádua, na África, e Giuliano entra em crise financeira, pois não tem mais para quem vender suas armas e canhões. Rossella recebe a notícia de que sua filha está com difteria e retorna, imediatamente, para Gênova.

Episódio 13 – A carta
Correspondência foi escrita por De Roberti, antes de ser assassinado na África
Depois de ter conseguido curar a filha, Rossella aguarda pela chegada de Riccardo. Juntos irão partir para França, Rossella estudará medicina e formarão uma nova família. Mas antes, o destino guarda para eles mais amargas surpresas. Giuliano encontra-se com Sophie. Eles têm uma briga feia, violenta. Sophie revela que recebeu uma carta da África, na qual De Roberti, pouco antes de ter sido assassinado, acusava Giuliano de querer matá-lo. Sophie o ameaça querendo revelar o conteúdo da carta em público. Mas depois os dois voltam a se ver e Sophie o aceita de volta, pois não pode viver sem ele. Giuliano declara que a ama e ela finalmente se sente feliz. Mas, Giuliano está sendo sincero ou apenas deseja se apropriar da carta tão perigosa?

Episódio 14 – Família unida
Riccardo será inocentado pelo assassinato de Sophie e se juntará à Rossella
Rossella está determinada a encontrar provas para inocentar Riccardo e vai à procura de Vanni, o cantor de rua, única testemunha do assassinato de Sophie. Os dois iniciam uma longa batalha para serem ouvidos pelo procurador do Rei, Cesare Andrei. Após longos depoimentos, Cesare finalmente descobre a verdade sobre o assassinato de Sophie e Giuliano é acusado. Riccardo é solto e junto com Rossella, Angélica e o pequeno Federico, filho de Sophie, conseguem viver como uma família, em harmonia.

Episódio 15 – Atrás das grades
Giuliano está preso, mas ainda trama contra Rossella
Passam-se alguns meses desde que o procurador Cesare Andrei acusou Giuliano Sallustio pelo homicídio da condessa Sophie Valeri. O réu aguarda preso o julgamento, enquanto Rossella permanece no Palácio dos Andrei com sua fiel governanta Elvira, o conde Riccardo, Angélica e o pequeno Federico, a criança que nasceu do relacionamento entre Sophie e Giuliano. Todos esperam com ansiedade o resultado do processo em curso.
Rossella agora é graduada em medicina e começa a trabalhar como assistente do Dr. Ceriani no Hospital de Gênova. Ela está feliz, mas alguma coisa a atormenta. Rossella teme que seu ex-marido possa ainda lhe fazer mal. E realmente, mesmo atrás das grades, Giuliano não está nem um pouco resignado. Ele tem um encontro com Ruggero, o serviçal de Cesare, e juntos arquitetam um plano para reverter o curso dos acontecimentos.

Episódio 16 – Riccardo é condenado à prisão perpétua
Rossella promete provar a inocência de RiccardoRossella promete provar a inocência de RiccardoPor paixão e para suportar a dor de ter que viver loge de Riccardo, Rossella mergulha fundo no trabalho enquanto aguarda o processo pelo assassinato de Sophie. Giuliano usa de todas as armas para incriminar Riccardo. Ele tenta subornar Vanni, a única testemunha a favor do acusado que, amedrontado, foge da cidade. Giuliano assume à direção do Correio de Gênova e através do jornal também faz ataques intensos contra Riccardo. O júri condena Riccardo à prisão perpétua e Rossella fica desconsolada. Cada vez mais angustiado pelos atos que cometeu, Cesare foge da residência da familia e da cidade de Gênova.

Episódio 17 – Reviravolta no julgamento
Após ser chantageado por Giuliano, o procurador Cesare reverte as acusações e culpa Riccardo pelo homicídio de Sophie. Giuliano é solto enquanto Riccardo é condenado a trabalhos forçados no cárcere de Pianosa, uma ilha onde vive Erminia, a esposa do diretor da prisão, uma mulher bela mas infeliz, que fica fascinada pelo novo presidiário. Rossella encontra seu tio Cesare num convento, onde foi se redimir depois de ter se demitido da magistratura. Ela descobre que foi ele matou Olímpia, por quem nutria uma paixão doentia. Após a descoberta, Rossella passa a ter certeza que o tio foi chantageado por Giuliano. Walter Jaeger tem um infarte e deixa Paolina na liderança do Correio de Gênova. Giuliano traz a notícia para a viúva e se mostra sensível e sedutor, declarando-se apaixonado, pois sabe quanto Paolina era infeliz no casamento com Walter.

Episódio 18 – Visita secreta à Ilha de Pianosa
Cesare não suporta mais a pressão de ter que assumir a verdade pelo assassinato da cunhada Olímpia e se suicida. Para Rossella, um golpe avassalador. Ruggero se mantém calado a mando de Giuliano. Rossella se desespera e consegue visitar secretamente Riccardo na ilha de Pianosa. Erminia surpreende os amantes e dominada por uma crise de ciúmes, denuncia Riccardo ao marido. Riccardo perde os privilégios concedidos e é obrigado e voltar aos trabalhos forçados. Rossella prontifica-se em ajudar as crianças acometidas por uma epidemia de cólera em uma pequena cidade no interior. Ela descobre a causa da epidemia e conhece Lorenzo, que a ajuda a trazer de Gênova os medicamentos necessários para combater a doença.

Episódio 19 – Desejo de vingança
Rossella dirige-se a uma cidade do interior para tratar de crianças doentes de cólera e conhece Lorenzo, ex-oficial do exército italiano, com um passado misterioso, e que fica impressionado com a coragem da jovem doutora. Rossella descobre que a causa da epidemia é de responsabilidade do Prefeito da cidade e ajuda na conciliação do conflito. Lorenzo confessa ter se apaixonado por Rossella, mas o coração da jovem permanece fiel a Riccardo. Giuliano decide recorrer ao tribunal e solicita a guarda das crianças. Paolina deixa-se envolver cada vez mais por Giuliano e acaba apaixonada. Ela não percebe que o único objetivo do amado é obter a propriedade do Correio de Gênova. Por ordens do próprio Giuliano, Riccardo é colocado na solitária. Contudo Riccardo sobrevive e dentro dele aumenta a cada dia o desejo de vingança.

Episódio 20 – Sem volta – Capítulo 20
Apaixonada, Paolina passa a propriedade do Correio de Gênova para Giuliano. O jornalista se cadidata a deputado, em uma aliança estreita que faz com o atual governo. Riccardo não pensa em outra coisa a não ser em se vingar de Giuliano e, assim que tem a oportunidade, arquiteta um plano de fuga do cárcere. Giuliano faz nova tentativa de reaproximação com Rossella, que o repudia na hora. Paolina presencia, secretamente, esse encontro e cai em si sobre seu papel nesta trama e termina seu relacionamento com Giuliano.

Episódio 21 – Noite de amor e confissões
Riccardo foge do cárcere, mas é surpreendido por uma tempestade que destrói seu barco. Enquanto isso, Lorenzo e Rossella têm um novo encontro. Impressionada pela sensibilidade de Lorenzo e resignada pela suposta morte de Riccardo, Rossella se deixa levar por seus braços. Riccardo não morre, como acreditam todos, mas é levado pela maré até a costa da Toscana. Após se recuperar, retorna a Gênova decidido a vingar-se de Giuliano e fugir para os EUA.
Em Gênova consegue se encontrar com Rossella, após despistar Ruggero, que o persegue sob ordens de Giuliano. Os dois amantes têm uma fervorosa noite de amor, interrompida pela confissão de Rossella. Ela revela ter cedido a um momento de amor com Lorenzo. Riccardo quer se afastar, para não condenar Rossella e as crianças a uma vida de fugitivos. Entretanto, ela não tem dúvidas de que ele é o amor de sua vida e está pronta a segui-lo aonde quer que seja.

Episódio 22 – Riccardo é morto
Rossella se prepara para partir clandestinamente com Riccardo e as crianças para os Estados Unidos no navio Grande Itália. Enquanto isso, duas crianças da cidadezinha do interior recebem o chamado do pai para irem se encontrar com ele na América. Lorenzo se prontifica a levá-los até Rossella, para que se juntem na viagem. Contudo, nada parece se concretizar para Rossella. Com a ajuda de Ruggero, Giuliano descobre seu plano de fuga, toma-lhe as crianças e, num encontro dramático com Rossella, a deixa completamente destruida. Novamente Riccardo intervém a seu favor, mas Giuliano, em um de seus ataques mais violentos, tira-lhe a vida.

Episódio 23 – Em defesa das mulheres
Protagonista vai em busca de justiça contra o ex-maridoProtagonista vai em busca de justiça contra o ex-maridoO sonho de Rossella partir para a América vai por água abaixo, com a morte de Riccardo. Mesmo sofrendo, ela não pode se abater e vai em busca dos filhos que foram levados por Giuliano. As crianças aproveitam uma oportunidade e fogem para encontrar a mãe. Com a ajuda de Lorenzo, ela encontra as crianças, perdidas e amedrontadas.
Rossella agora tem um objetivo ainda maior: denunciar Giuliano e obter justiça. Graças a sua coragem, ela luta com todas as forças contra as convenções de seu tempo e vai procura resgatar não apenas a sua dignidade, mas também de todas as mulheres que sofrem em silêncio. Ela decide, para surpresa de todos, denunciar Giuliano por estupro, um crime pouco falado naquela época, dando finalmente voz a tantas outras mulheres.

Episódio 24 – Último capítulo
O processo contra Giuliano vai a Tribunal e ele tem que responder pelo crime de estupro. Paolina depõe contra ele mas, com sua argumentação ardilosa, vira o jogo a seu favor. Sua sobrinha Natuzza também depõe contra ele, e mais uma vez consegue anulara as acusações. A situação começa a ficar perigosa para o réu, quando até o prefeito é chamado para depor e esclarecer seu envolvimento com o policial Ruggero Balbi. Lorenzo procura Rizzuto, outra testemunha que sabe da morte premeditada de Riccardo. Giuliano continua arquitetando planos para eliminar qualquer denúncia a seu respeito e planeja até matar a própria ex-esposa, mas seus planos fracassam quando Lorenzo entra em ação para protegê-la. Rossella ganha uma ala nova no Hospital dedicada somente às crianças, um projeto pelo qual sempre sonhou e batalhou. Lorenzo parte para Roma para cuidar de seu pai e promete voltar um dia para os braços de Rossella, que após tantas mazelas, permite-se viver e amar novamente.

Todos os episódios

Veja também: