A Dona: Resumos de 22 a 26 de julho

Resumos da novela ‘A Dona’ – SBT – 18:30

Foto de Valentina e José Miguel

Resumo de segunda-feira, 22 de julho
Leonor autoriza José Miguel a vender sua parte na fazenda. Brenda pede a Alonso que se encarregue de Santiaguinho enquanto ela estiver hospitalizada. Alonso concorda mas diz que sua prioridade é reconquistar Valentina, porque a ama. Felipe diz a Valentina e José Miguel que a tomografia a qual Jesus foi submetido não apontou nenhum dano cerebral, por isso seu estado de coma é indecifrável, e eles devem agora esperar por um milagre, pois só isso salvaria o menino. Filadelfo diz a Rodrigo que preferiu renunciar seu cargo de capataz, antes que Valentina o mandasse embora, e sugere a ele que fale com Valentina para voltar a fazenda “Os Caracóis”. Rodrigo diz que está trabalhando na fazenda “Montesinos”, Filadelfo diz que não acredita que Leonor  pague mais do que poderia.  Rodrigo afirma não estar lá por dinheiro e sim por que tem outros planos. Valentina, chorando, diz a Jesus, que não queria queimar a cabana, mas que tinha muito ódio de José Miguel que a cegou e a fez esquecer que a cabana também era dele e lhe pede perdão. Leonor pensa em voz alta que conseguirá que José Miguel venda a fazenda  e volte para a cidade. Rodrigo escuta e diz que se essas terras fossem suas não as venderia. Alonso recebe uma citação do delegado Toledo para outra declaração sobre a morte de Oscar. Brenda  pergunta se ele teve algum envolvimento nesse caso, Alonso responde que tem muitos defeitos, mas que nunca matou ninguém. Valentina se surpreende ao ver Rodrigo em “Os Caracóis”. José Miguel diz a Sabino que a maldade de sua mãe não tem limites, pois se não bastasse contratar Célia para tirá-lo do seminário, voltou a buscá-la para usar a farsa de um falso filho a fim de separá-lo para sempre de Valentina. Sabino diz que não quer justificar Leonor, mas que Valentina não era mesmo mulher para ele, ainda que toda a preocupação dela com Jesus, inclusive pedindo para equipar o quarto do menino com o que existe de mais moderno, tenha feito ele ter uma impressão um pouco diferente da víbora. Valentina conta a Gabriela sobre seu encontro com Rodrigo, Gabriela a aconselha a contratar outra pessoa para o cargo. Valentina diz que apesar do susto que levou está certa que Rodrigo não lhe faria mal. Valentina, chorando, pede perdão a José Miguel por ter queimado sua cabana, e garante que não teve nada a ver com a morte de seu pai.

Resumo de terça-feira, 23 de julho 
José Miguel diz que sempre soube que ela não era culpada e eles se beijam. Rodrigo observa a cena, furioso, e pensa em matá-los. Filadelfo o impede. José Miguel diz a Valentina que ela é o amor de sua vida. Valentina pergunta o que Ivana significa para ele  e conte tudo que aconteceu entre eles. José  diz que estava na cidade à procura de Célia quando Ivana chegou dizendo que ficaria na sua casa  na capital, mas que como as chaves foram trocadas e ela não pode entrar, permitiu que dormisse no mesmo quarto do hotel. José Miguel afirma que ele e Ivana não são nem amigos e que ela se aliou a sua mãe para separá-los. José Miguel comunica à mãe que se casará com Valentina. Brenda diz a Alonso que vai ser operada e tem medo que Santiaguinho acabe ficando sozinho. Alonso diz a Brenda que hoje a considera uma boa amiga e confidente, que aprendeu a valorizá-la e que  agradece muito por ela ser uma excelente mãe para Santiaguinho. Brenda, chorando, diz que tem muito medo de morrer, não por ela, mas pelo menino, que a angustia pensar que o filho pode ir para um orfanato. Alonso a abraça e diz que tudo sairá bem. Sabino aceita trabalhar com Valentina com a condição de que não precise morar na fazenda “Os Caracóis”. Alonso leva Brenda e Santiaguinho para passear e acabam tendo um dia inesquecível. Valentina e José Miguel constroem uma cabana, com a esperança que Jesus saia do coma. Timóteo pede  a Maria da Luz que não o faça sofrer, que aceite ser sua namorada e falará mais tarde com sua mãe para pedir sua mão. Maria responde que nunca se casará, pois deseja ser freira. Henriqueta descobre que Felipe e Sandra planejam se casar e furiosa, pergunta a Moises se ele estava sabendo desse disparate. Moises responde que já sabia, e não disse nada pois sabia como ela iria reagir e pede que ela deixe Sandra ser feliz, e que aceite a relação da filha, pois é muito triste ver mãe e filha brigadas. Henriqueta diz a Sandra que  jamais aceitará seu relacionamento e não pretende ir à igreja no dia do casamento. Leonor se insinua para Rodrigo, dizendo  que ele sempre foi especial para ela, e  lembra dos momentos felizes que passaram juntos. Leonor ainda diz que Frederico foi um bom homem, mas que jamais o amou, e que agora que ele está morto poderiam reviver os momentos felizes que passaram juntos. Rodrigo a rejeita e diz que ela pertence ao passado. Ivana escuta tudo atrás da porta. Leonor diz a Ivana que sua casa não é um hotel e a expulsa da fazenda. Ivana responde que sabe de muitas coisas e aconselha Leonor a pensar melhor antes de tomar uma decisão.

Resumo de quarta-feira, 24 de julho
Leonor diz a Ivana que só a suportou pela sua suspeita de gravidez, mas que nunca acreditou em suas mentiras e alucinações. Ivana diz que já fez os exames e dentro de alguns dias terá o resultado. Ivana tenta falar com José Miguel, mas ele a deixa falando sozinha. Leonor diz a Ivana que elas precisam convencer José Miguel a ir para a cidade com elas. Henriqueta faz um escândalo ao ver Sandra ajudando na aplicação de vacinas no posto de saúde, diz  que isso é trabalho da enfermeira. Sandra sai correndo. Brenda vai ser operada e antes de ir para o centro cirúrgico pede a Alonso que fique com o menino caso o pior ocorra. José Miguel se surpreende quando Moisés  diz que tem alguém  interessado nas suas terras, mas que o comprador deseja permanecer no anonimato. Rodrigo diz a Filadelfo que será o dono das terras da lagoa dos Montesinos, já que só assim poderá aspirar ter o amor de Valentina. Moisés fica zangado ao descobrir que Henriqueta segue tratando mal a filha. Sandra diz a Felipe que o incidente com sua mãe não vai alterar em nada seus planos. Ivana entra sem ser percebida na casa de Horácio e se deita na cama do rapaz. Sandra diz à mãe que  a ama muito, mas não pode deixar de viver sua vida, tomar suas próprias decisões, e correr riscos, por isso se casará com Felipe, seguirá vendendo sapatos, vai estudar enfermagem e será uma ótima esposa, sem que pra isso precise deixar de ser  sua filha. Henriqueta diz que ainda que não vá ao casamento e não concorde com sua maneira de pensar, ela seguirá sempre sendo sua menina. Ivana pede a Horácio que a ajude pois José Miguel a expulsou da fazenda.

Resumo de quinta-feira, 26 de julho
Gabriela chega e furiosa, diz a Horácio que é claro que ele voltou com Ivana, Horácio tenta se justificar e diz a Gabriela que Ivana só foi até ele para pedir que fale com José Miguel. Gabriela chorando diz a Valentina que encontrou Horácio com Ivana, e que ela foi pedir a Horácio que falasse com José Miguel, pois Ivana estaria grávida dele. Valentina fica decepcionada, pois José havia assegurado que entre ele e Ivana jamais havia acontecido nada. Gabriela pede a Valentina que não siga acreditando em Ivana, pois ela é falsa e já provou isso inúmeras vezes. Valentina responde que Ivana é como sua irmã e jamais dará as costas a um membro de sua família por um homem. Valentina diz a José Miguel que não devem seguir se vendo, já que ele teve relações intimas com Ivana. José Miguel diz a Valentina, que determinada noite, chegou bêbado em casa e Ivana estava lá, mas que tem certeza que nada aconteceu entre eles. José pede a Valentina que acredite nele, mas ela diz que não o fará. Valentina e José Miguel se beijam. Horácio procura Gabriela e Isabel  diz que ela não quer vê-lo nunca mais e talvez volte para a capital. Valentina conta a Benita que terminou com José Miguel porque Ivana o ama e está grávida dele. Alonso visita Brenda e lhe uma carta de Santiaguinho. Alonso diz que a compensará por todos os anos de abandono. Brenda tem uma parada cardíaca e não resiste. Ivana ao ver José Miguel deprimido tenta se aproximar mas ele diz que não quer nenhum contato com ela. Alonso, chorando, diz a Santiaguinho que sua mamãe foi para o céu, e de lá o cuidará sempre e com muito carinho. José Miguel pergunta a Leonor se ela já disse a Rodrigo que não o quer em suas terras, ela responde que é interessante tê-lo ali, pois ele entregou um estudo completo, onde existem reais possibilidades da fazenda “Montesinos” se tornar a mais próspera de toda a região. José responde que nada que venha de Rodrigo lhe interessa.  Ivana se insinua para Rodrigo e ele a aconselha a procurar outro idiota. Ivana abre o jogo e diz  que só precisa ter um filho para que José Miguel fique com ela. Os dois se beijam e Leonor os vê.

Resumo de sexta-feira, 26 de julho 
Leonor surpreende Ivana tentando seduzir Rodrigo e furiosa, escuta quando ele a rejeita, dizendo que ama Valentina, e garantindo que um dia não muito distante a terá para ele. Valentina diz a José Miguel que ainda que tenham terminado, ela gostaria de ter uma relação cordial com ele, principalmente por causa de Jesus. José diz que lhe dói muito ver que ela não tem confiança em seu amor, e principalmente que siga acreditando em Ivana, mesmo depois  que ela foi capaz de comprar o silêncio de Célia com o relógio que era de seu pai. José Miguel volta a dizer que sempre foi sincero com ela. Leonor, furiosa, tenta expulsar Ivana de sua casa, a insulta e joga em sua cara que a viu aos beijos com Rodrigo.  Ivana, rindo, pergunta o que lhe dói mais, vê-la com Rodrigo ou que ela traia José Miguel. Leonor procura Isabel e a acusa de sempre ter perseguido seu marido, lembra que Frederico preferiu a ela e a acusa de ser uma péssima mãe, pois Ivana é um asco de mulher. José Miguel tenta falar com Valentina, ela se recusa e ele entra escondido no quarto dela. Valentina vê José Miguel em seu quarto e pede ajuda a Maria da Luz para expulsá-lo. José Miguel “rapta” Valentina. José Miguel leva Valentina até Célia para que ela conte  toda a verdade. Célia  entrega o relógio que era do pai de Valentina, e garante que o recebeu  como pagamento por uma mulher chamada Ivana.

Resumos dos dias anteriores

Os resumos da novela ‘A Dona’, como todos os outros, estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.
Leia também:
A Dona – Da antipatia à paixão: A história e personagens principais

Comentários

Veja também