Resumos da novela ‘A Dona’ de 16 a 23 de agosto

Resumos da novela ‘A Dona’ – SBT – 18:30


Resumos da novela ‘A Dona:
 
Resumo de sexta-feira, 16 de agosto (Capítulo 100) 
Valentina está amarrada e escuta a voz de José Miguel chamando por ela e o responde. Rodrigo, furioso, a esbofeteia e diz que antes que José ou Alonso a encontre, vão encontrar a morte. Ivana diz a Horácio que o avisou que Rodrigo raptou Valentina e José Miguel saiu de imediato atrás dela. Rodrigo diz a Valentina que quis conquistá-la, por isso lhe deu jóias e flores. Valentina diz a Rodrigo que a ela não se conquista com ostentação e riqueza, que para despertar seu amor, primeiramente ela deve admirar o homem, e até agora, dele só pode ver seu lado obscuro. Valentina pede que ele lhe demonstre que é um homem de bem deixando-a em liberdade. Maria da Luz, chorando, confessa a Timóteo do abuso que sofreu por parte de Rodrigo, ele, compreensivo, diz que ela não deve sentir vergonha, pois tudo isso que aconteceu não tira em nada sua pureza. Alonso e José Miguel se agridem. Sabino e Horácio pede aos dois que parem de brigar e pensem em Valentina. Valentina suplica a Rodrigo que a deixe livre pois sua família precisa muito dela e Ivana está doente. Rodrigo diz que ela não deve se preocupar com Ivana pois é uma pessoa má e não merece seu amor. Rodrigo conta que junto com Ivana planejou assassiná-la. Diz ainda que a serpente em seu quarto foi ideia de Ivana, para que ela morresse e a deixa-se rica. Ele também revela que foi Ivana quem matou Benita, atirando-a a pela sacada.

Rodrigo se preocupa ao se dar conta que Valentina tem febre. Leonor trata de convencer José Miguel para que ele siga com seus planos de voltar para a capital, mas ele diz que não irá embora até que Valentina apareça, viva e sã, e se não for assim, ele nem faz mais questão de viver. Ivana diz a Leonor que  quando se encontrarem, José Miguel e Rodrigo vão acabar se matando, que os dois não sairão vivos. Leonor diz a Ivana que apenas a suportou por sua suposta gravidez, mas que está certa que isso tudo foi uma invenção de sua mente doente e que se ela não sair imediatamente de sua casa, José Miguel ficará a par de tudo. Ivana responde que também lhe dirá umas verdades, inclusive que sua mãe foi amante de Rodrigo. Hipócrita, Ivana diz a José Miguel que o libera de todos os compromissos , diz que está voltando a fazenda “Os Caracóis”, e que seu amor por ele é tão grande que prefere vê-lo  feliz, mesmo que distante dela. Rodrigo confessa a Valentina que assassinou Frederico. Alonso e José Miguel estão a ponto de encontrar o esconderijo onde Rodrigo está com Valentina.

Resumo de segunda-feira, 19 de agosto
Rodrigo provoca um deslize de terras para que José Miguel e Alonso morram soterrados, mas, José Miguel sai ileso dessa armadilha e Alonso sai com uma perna machucada. Ivana pensa em voltar à fazenda “Os Caracóis”, antes que Leonor se dê conta que ela não esta grávida. Leonor leva um teste de gravidez para Ivana mas ela se recusa a fazer e diz que pouco lhe importa o que Leonor pensa a seu respeito. Valentina gravemente doente cospe na cara de Rodrigo e o chama de assassino. Ele, em tom de deboche, diz a ela que José Miguel está morto e,  por bem ou por mal, será sua mulher.

Ivana volta à fazenda “Os Caracóis”, finge arrependimento e pede à mãe que peça uma grande quantia em dinheiro ao Dr. Ernesto, para que possa se internar em uma clínica de reabilitação mental no exterior. Ernesto diz a Isabel que devem apoiar Ivana, mas que antes precisam saber que clinica ela escolheu, para ver se conseguem acertar essa internação. Horácio diz a Gabriela que a ama e quer passar o resto de sua vida com ela, Gabriela recebe, emocionada, um anel de compromisso e um pedido de casamento. Rodrigo diz a Valentina que a levará em uma caminhonete e vão cruzar a serra, mas antes disso explodirá uma dinamite para que todos pensem que eles morreram soterrados. José Miguel diz à mãe que Rodrigo lhe tirou tudo, primeiro a seu pai, depois suas terras, que eram a alma de seu pai, e por último, Valentina, que é sua razão de viver. Ivana, desesperada para conseguir dinheiro para fugir, entra no quarto de Valentina e dá de cara com Rodrigo.
 
Resumo de terça-feira, 20 de agosto
Rodrigo diz a Ivana que precisa do passaporte de Valentina. Ela concorda em entregá-lo mas em troca pede dinheiro para fugir. Rodrigo diz a Ivana que ela precisa mesmo ir para longe pois tem muitos problemas: não está grávida e assassinou Oscar Almeida e Benita. Ivana tenta seduzir Rodrigo com a intenção de engravidar. Maria da Luz ouve as vozes de Ivana e Rodrigo dentro do quarto de Valentina, e avisa as pessoas da fazenda, mas Rodrigo consegue escapar. Jesus e Teresinha pensam em fazer algo para resgatar Valentina. Maria da Luz diz a José Miguel e Isabel que Rodrigo estava com Ivana. Astuta, Ivana diz que foi ameaçada com um revólver e obrigada a entrar no quarto de Valentina e encontrar seu passaporte. Ivana, furiosa, diz a José Miguel que ele precisa aceitar que Valentina será mulher de Rodrigo. José Miguel diz que ama Valentina sobre todas as coisas, e que jamais duvidará de seu amor, porque esse mesmo amor é o que fará que ele a encontre.

Sabino tenta convencer Leonor a ajudar no resgate de Valentina, já que ela é a única que pode conhecer o esconderijo de Rodrigo. Sabino diz à patroa que sabe de seu ódio por Valentina, por saber que o homem que ainda ama, está obcecado por Valentina. Leonor esbofeteia Sabino e ele ameaça contar a José Miguel tudo sobre seu passado, e inclusive quem é seu verdadeiro pai. Finalmente Leonor decide ir atrás de Valentina. O assessor de Rodrigo lhe entrega as passagens de avião e todas as indicações para sua fuga com Valentina. Rodrigo o alerta para que tenha cuidado com o delegado, e que se abrir a boca, o matará. Isabel descobre que Ivana entregou a Rodrigo o passaporte de Valentina em troca de uma grande quantia de dinheiro, mas Ivana nega tudo. Leonor e Sabino conseguem tirar Valentina do esconderijo. Rodrigo descobre que seu assessor o traiu e dá um tiro.
  
Resumo de quarta-feira, 21 de agosto
Ferido com gravidade, o assessor de Rodrigo diz a seu afilhado que se encarregue de vingar sua morte e se proteja contra Rodrigo, pois sabe do que ele é capaz. Teresinha e Jesus encontram uma mala com roupa e dinheiro e decidem levá-la ao delegado. Valentina segue em estado grave e Sabino diz a Leonor que ela não pode seguir assim, que precisam dar ajuda médica imediatamente. Alonso e Horácio encontram o assessor de Rodrigo muito ferido. Felipe declara que mentiu porque Ivana estava grávida. Ivana tenta convencer Isabel que é inocente de tudo que a acusam, mas depois acaba confessando o que fez porque estava desesperada e precisava de dinheiro para ir ao exterior. Isabel diz a Ivana que vai interná-la em um hospital psiquiátrico. Ivana, fora se si, diz que sua mãe nunca a amou, que ela sofre mais por Valentina do que por ela.

José Miguel chega onde está sua mãe e vê Sabino carregando Valentina, inconsciente. Rodrigo e José Miguel brigam e Leonor fica desesperada. Cristina assustada diz a Maria da Luz que Rodrigo destruiu sua casa. Alonso pergunta ao delegado Toledo se já encontrou as provas suficientes para prender Ivana pelo assassinato de Oscar Almeida. Ivana tenta trocar um cheque falsificado da firma de Valentina. José Miguel e Rodrigo seguem brigando. José toma a arma de Rodrigo, e o ameaça de morte, Leonor, desesperada, pede ao filho que não faça isso, pois Rodrigo é seu pai. Rodrigo exige de Leonor uma explicação e diz que ainda que José Miguel  seja seu filho, não muda em nada seu sentimento, e vai acabar com ele. Rodrigo percebe que Valentina já não está mais sob seu poder.

Resumos dos dias 22 a 23 de agosto

Os resumos da novela ‘A Dona’, como todos os outros, estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Leia também:
A Dona – Da antipatia à paixão: A história e personagens principais

Comentários

Veja também