Resumos da novela ‘Abismo de Paixão’ de 16 a 20 de setembro

Resumos da novela ‘Abismo de Paixão’ – SBT – 18:45

Foto de Elisa, Damião e Gael
Resumos da novela ‘Abismo de Paixão:

Resumo de segunda-feira, 16 de setembro
Gael recebe Damião friamente. Damião diz que sempre quis voltar de passeio ao povoado, porém sempre encontrou muita resistência em sua mãe e também sempre esteve muito ocupado com os estudos. Almerinda diz ao Padre Lupe que Damião voltou ao povoado para comunicar que vai se casar e que vai fazer sua vida na capital. Entretanto, é desejo seu que o filho fique no povoado e assuma a empresa que era de seu pai. Carmen e Ramiro combinam de se ver na “casa azul”, onde ela anteriormente se encontrava com Rogério. Ramiro tenta beijar Carmen. Ela o  impede e pergunta se ele conseguiu convencer Almerinda a aceitar os produtos de Augusto. Ramiro insiste em beijá-la e neste momento chega Augusto. Indignado ele diz a Carmen que ela é igualzinha a sua falecida irmã e, olhando Ramiro de cima a baixo, ele completa dizendo que a única diferença é que Estefânia tinha um gosto muito mais refinado, e sai. Augusto pede a Carmen que saia imediatamente de sua casa e de sua vida. Carmen diz a Elisa que suas tentativas de separá-la de seu pai falharam, e que não foi falar com Ramiro por ser sua amante mas sim tratar de negócios, pois Augusto está indo de mal a pior. Augusto diz a Almerinda que não quer que sua processadora compre seu produto. Almerinda, furiosa, adverte Ramiro e diz que para seu próprio bem, não volte a fazer nada às suas costas. Damião visita Elisa.

Resumo de terça-feira, 17 de setembro
Damião se desculpa com Elisa por tê-la feito acreditar que não a havia reconhecido e a convida para passear pela praça. Carmen continua tentando se explicar para Augusto, pelo flagra. Augusto diz que não quer gente sua de trato com a família ou amigos de Almerinda. Carmen pede então que ele diga isso a Elisa, pois neste exato momento ela e Damião estão passeando  pela praça. Carmen fala mal de Elisa diante de Dolores, que a defende, dizendo que Elisa é uma mulher sensata e solteira, e o errado seria se ela, como outras, sendo casada, se encontrasse com homens em lugares escondidos. Carmen, furiosa, diz a Dolores que ela não tem direito algum de se meter em sua vida, muito menos julgá-la. Dolores enfrenta Carmen e diz que Elisa não tem culpa que ela seja uma mulher amargurada. Damião diz a Elisa que quando chegou manteve distância porque acreditou que todos já o haviam esquecido. Elisa diz que ela e Gael pensaram o mesmo  pois ele nunca respondeu as cartas que lhe enviaram, Damião diz que nunca recebeu nada. Gael, enciumado, reclama por Elisa estar demonstrando tanto interesse por Damião. Elisa diz a Gael que ele não tem nenhum direito de dizer com quem ela deve falar ou sair. Augusto proíbe Elisa de voltar a sair com Damião. Almerinda furiosa esbofeteia Elisa e a proíbe de se aproximar de seu filhos. Elisa devolve a bofetada e diz a Almerinda que isso é para que ela aprenda a respeitá-la, pois já não é aquela criança indefesa, que um dia ela agrediu. O Padre Lupe sorri quando Elisa  conta que Almerinda a esbofeteou, mas ela devolveu a bofetada. Damião procura Elisa e ela, com receio,  diz que seria melhor que não se vissem mais, pois assim evitariam problemas. Ramiro pretende tirar Lúcio da processadora, e tenta  expulsá-lo aos empurrões. Ramiro se surpreende quando chega Damião e ameaça demiti-lo.

Resumo de quarta-feira, 18 de setembro
Damião repreende Ramiro, impedindo que ele machuque Lucio. Damião abraça efusivamente Lucio e  diz que ele mesmo lhe dará a carta de recomendação que ele pedia a Ramiro. Damião lembra Ramiro que continua sendo o dono da processadora, e admira demais Lucio, bem como seu trabalho. Paloma diz a Elisa que Gael está morto de ciúmes dela, pelo regresso de Damião. Elisa diz a Paloma que sabe de seu amor por Gael, e quanto a ela não precisa se preocupar, pois ela jamais poderia ver Gael como outra coisa, que não seu irmão. Damião diz ao Padre Lupe que Gael tem algo contra ele, o Padre responde que é apenas ciúmes, pois ele tem “roubado” toda a atenção de Elisa. Damião fica sabendo da agressão de Almerinda a Elisa, e a proíbe de voltar a tocar na garota. Ramiro furioso recrimina Bráulio por não ter lhe contado  sobre a volta de Damião. Almerinda acusa o irmão de estar colocando seu filho contra ela, o Padre responde que a errada é ela em acreditar que Damião ainda é um menino, pois sendo homem como é, tem total liberdade de escolha de suas amizades. Damião diz a Dolores que procurou por Elisa e Carmen  disse que ela não estava, Dolores diz que é tudo mentira de Carmen, pois Elisa não saiu a tarde toda. Damião se desculpa com Elisa pela atitude desrespeitosa de sua mãe. Damião convida Elisa para ir até sua casa, e ao entrarem ela se surpreende ao ver Florência, que de imediato vem beijar Damião.

Resumos dos capítulos dos dias 19 a 20 de setembro

Os resumos da novela ‘Abismo de Paixão’, como todos os outros, estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Leia também:
Abismo de Paixão – Sinopse da novela

Comentários

Veja também