Três Graças: As três Graças e suas adversidades

Foto em As três Graças e suas adversidades
As três Graças e suas adversidades

De origem humilde e sobrenome Maria das Graças, Gerluce (Sophie Charlotte), a mãe, Lígia (Dira Paes), e a filha, Joélly (Alana Cabral), divideo mesmo destino: a gravidez solo na adolescência. Mulher doce, resiliente e com grande capacidade de enfrentar adversidades, Lígia encarou de cabeça erguida os desafios de criar a filha sem o apoio de Joaquim (Marcos Palmeira), um sujeito solitário, de comportamento esquisito, que nunca quis assumir a paternidade.

Com o exemplo da mãe, Gerluce se tornou uma mulher batalhadora e determinada. Ainda muito nova, foi seduzida por Jorginho Ninja (Juliano Cazarré), antigo chefe da facção criminosa da Chacrinha – a comunidade fictícia onde vive com sua família em São Paulo. Desse relacionamento, engravidou de Joélly, que criou apenas com a ajuda de Lígia, enquanto o pai da menina segue preso há muitos anos. Agora que a filha chegou à adolescência, a maior obsessão da vida de Gerluce não poderia ser outra: impedir que sua filha acabe por repetir a sina da mãe e da avó e se torne outra mãe solo. Mas o destino não é algo que se pode controlar. A jovem Joélly, de apenas 15 anos, tem a gravidez confirmada logo no início da história.

O bebê de Joélly é fruto do romance com Raul (Paulo Mendes), rapaz rico que passou a frequentar a Chacrinha em busca de drogas e que acaba perseguido pelos traficantes locais em função de dívidas. Gerluce apoia a filha desde o primeiro exame, mas como nunca quis contar para ela quem é seu pai, Joélly, com sua personalidade forte, se sente no direito de não revelar à mãe que se envolveu com o filho da patroa dela, Arminda (Grazi Massafera). A jovem vai enfrentar momentos complicados sem dividir com a família.

Enquanto Gerluce e Lígia desconhecem que Joélly vive uma situação delicada com o pai da criança, que revela não ter condições de criar um filho, Joélly encontra em Kellen (Luiza Rosa), sua melhor amiga, o apoio para lidar com a relação proibida e conturbada.

Em meio a uma rotina exaustiva, que encara com otimismo, Gerluce faz o possível para proteger e incentivar a filha a cursar uma faculdade. E como Ligia precisou se afastar do trabalho como cuidadora de Josefa (Arlete Salles), por causa de uma doença pulmonar grave, Gerluce assumiu o posto da mãe na mansão de Arminda, filha da idosa. Lá será onde, por uma coincidência do destino, vai descobrir que sua mãe é vítima de um esquema de falsificação de remédios em que a Arminda está envolvida. “Existe uma injustiça muito grave sendo cometida contra a comunidade dela, que está recebendo remédios falsos. E o que a Gerluce vai fazer com essa informação? Ela precisa cuidar da mãe, é esteio da família naquele momento. Ao mesmo tempo, é perigoso mexer com gente tão poderosa. Existe um desafio sobre como agir e quais caminhos seguir”, analisa a atriz Sophie Charlotte.

Sobre a novela/

‘Três Graças’, aluta para não perder a esperança

Paulo Antonio