‘Aruanas’: Preservação ambiental

Foto das protagonistas da série
‘Aruanas’ conta a história de Luiza (Leandra Leal), Natalie (Débora Falabella) e Verônica (Taís Araújo), três amigas que se descobrem ativistas ambientais ainda pequenas. Adultas, elas seguem o caminho que escolheram: a ativista que cria o ato, a jornalista que o divulga e a advogada que resolve a enrascada. E, juntas, fundam a ONG Aruana, referência mundial em ambientalismo investigativo.

Intempestiva e arisca, Luiza está sempre na linha de frente, pronta para arriscar tudo pela causa, até mesmo a guarda do filho e a própria vida. Já Natalie é uma jornalista e renomada apresentadora de TV e utiliza todo o poder de comunicação que possui para alertar o público sobre os riscos corridos pelo meio ambiente. E Verônica, a mais racional das três, vive entre Brasília, São Paulo e Amazonas advogando sempre em favor da causa ambiental ao mesmo tempo em que esconde um romance proibido com o marido de Natalie.

Para somar ao time está Clara (Thainá Duarte), uma jovem cheia de sonhos que chega à ONG como estagiária e é acolhida após fugir de um relacionamento abusivo. Junto a elas estão o ativista André (Vítor Thiré), Falcão (Bruno Goya), responsável pela logística, PontoCom (Ravel Andrade), o braço tecnológico da instituição e Gregory (Gustavo Vaz), antropólogo que entra de cabeça na investigação após conhecer Natalie.

Agora, uma nova investigação está em curso. Uma fonte anônima promete provas contra a mineradora KM, acusando a empresa de envolvimento em crimes ambientais na fictícia cidade de Cari, no interior do Amazonas. Fatos estranhos estão acontecendo na região, como pessoas adoecendo de forma misteriosa, assassinatos e ameaças aos povos indígenas.

Quem está à frente da KM é Miguel Kiriakos (Luiz Carlos Vasconcelos), homem sedento por poder e dinheiro, com planos ambiciosos e o desejo de ocupar toda a Reserva de Cari para garantir a riqueza que deseja. Para isso, conta com a ajuda de Olga (Camila Pitanga), reconhecida lobista em Brasília.

Envolvidas nesse conflito, as quatro Aruanas se envolvem em um esquema perigoso, em que um único erro pode por tudo a perder, inclusive suas vidas. Mas, se não fizerem algo, em pouco tempo a região de Cari terá sumido do mapa.

Sob direção artística de Carlos Manga Jr. e direção geral de Estela Renner, ‘Aruanas’ é uma coprodução Globo e Maria Farinha Filmes e vai além do suspense. O thriller de dez episódios tem um propósito claro: alertar para a crise ambiental mundial e valorizar e proteger o trabalho de ativistas.

Com 10 episódios, a primeira temporada tem como cenário a Amazônia, que oferece uma conexão aos desafios globais sobre florestas e clima. Somente em 2018, o desmatamento na Amazônia aumentou 14%, o maior salto na última década.

‘Aruanas’ contou com a parceria técnica do Greenpeace e tem o apoio de algumas das maiores e mais importantes organizações sociais de direitos humanos e ambientais do mundo, como Anistia Internacional, WWF Brasil, Global Witness, UN Environment, UN Women, Open Society Foundations, Instituto Betty & Jacob Lafer, Rainforest Foundation, 350.org, Instituto Socioambiental, IPAM, SOS Mata Atlântica, IMAZON, Conectas, Justiça Global, ISER, Greenfaith e APIB.

Veja também