‘Sob Pressão – Plantão Covid’ tem estreia marcada para outubro na Globo

Foto de Evandro e Carolina
Além de retratar a realidade da saúde pública do país durante a pandemia, edição especial, que estreia em outubro, traz cenas de flashback que mostram os motivos que fizeram Evandro (Julio Andrade) se tornar médico

As gravações de ‘Sob Pressão – Plantão Covid’ terminaram e a estreia da edição especial está marcada para outubro. Nos dois episódios, a equipe médica, formada por Carolina (Marjorie Estiano), Evandro (Julio Andrade), Décio (Bruno Garcia), Charles (Pablo Sanábio), Mauro (David Junior), Vera (Drica Moraes), Keiko (Julia Shimura), Marisa (Roberta Rodrigues) e Rosa (Josie Antello), tem a missão de combater a Covid-19, vírus invisível e ainda pouco conhecido. As histórias dos pacientes internados no Hospital de Campanha – ambiente com mais de mil metros quadrados construído nos Estúdios Globo – se cruzam com os dramas pessoais e profissionais do time que por lá trabalha. Naquele local, o caos está instaurado: muitos doentes, poucos médicos e escassez de materiais básicos para enfrentar a doença.

Além da homenagem aos profissionais que atuam no enfrentamento da doença, em ‘Sob Pressão – Plantão Covid’ o público vai conhecer um pouco mais do passado de Evandro e como nasceu sua vocação por salvar pessoas. Cenas de flashback, em que o cirurgião se revê, 20 anos antes, com sua mãe, Penha (Fabiula Nascimento), revelam os motivos que o fizeram se tornar médico, e também sua admiração pelo doutor Samuel (Stepan Nercessian) – personagem que faleceu durante a segunda temporada da série –, grande amigo e principal motivador na carreira.

O autor da série, Lucas Paraizo, afirma que nunca teve dúvidas sobre a importância de abordar a pandemia na dramaturgia. “A gente tinha que colocar a pandemia na nossa história, exatamente pelo diálogo que temos com a realidade e, principalmente, porque isso faz com que o público tenha um olhar diferenciado para os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente neste momento. A gente se debruça, de alguma maneira, para tentar fazer com que as pessoas vivam a experiência dos profissionais de saúde”. Andrucha Waddington, diretor artístico da série, acredita também na força da mensagem de esperança que os dois episódios especiais trazem. “A homenagem é a nossa primeira bandeira, mas além disso, a gente traz também uma esperança de que “vai passar” e de que devemos nos cuidar e cuidar dos outros. Só assim vamos enfrentar e superar esse momento”, reflete.

Escrita por Lucas Paraizo, com consultoria do médico Marcio Maranhão, ‘Sob Pressão – Plantão Covid’ tem direção artística de Andrucha Waddington. A série é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes e tem estreia prevista para outubro.

Veja também